Concurso Europeu «Jovens pela Prevenção da Violência Doméstica e Violência Sexual»

Concurso Europeu «Jovens pela Prevenção da Violência Doméstica e Violência Sexual»

Se tens entre os 18 e os 25 anos envia o teu vídeo!

O principal objetivo é consciencializar para a violência contra as mulheres e alertar as sobreviventes para a importância de procurar serviços de apoio.

Candidaturas até 30 de novembro de 2016.

concurso-jovens-pela-prevenc%cc%a7a%cc%83o-da-viole%cc%82ncia-domestica-e-viole%cc%82ncia-sexual_acegisA Rede Europeia Women against Violence Europe (WAVE) e as suas organizações parceiras convidam os/as jovens que defendem os direitos humanos a participarem no Concurso Europeu «Jovens pela Prevenção da Violência Doméstica e Violência Sexual», a decorrer no âmbito da Campanha Europeia Step Up!.
O presente concurso é dirigido aos/às jovens com idades entre os 18 e os 25 anos. O principal objetivo é consciencializar para a violência contra as mulheres e alertar as sobreviventes para a importância de procurar serviços de apoio. Desta forma, o conteúdo do vídeo deve focalizar-se no empoderamento das sobreviventes. Nas situações de violência as sobreviventes mostram a sua força pela capacidade de resistência que apresentam, bem como pelo esforço que fazem para quebrar o ciclo de violência.
O vídeo pode contemplar todas as formas de violência contra as mulheres, mas deve centrar-se no acesso aos serviços de suporte para todas as mulheres. O intuito é consciencializar a sociedade para as necessidades de resposta à violência doméstica e sexual:
  • como poderemos melhor apoiar mulheres sobreviventes?
  • como poderemos garantir o fim das relações de violência na nossa sociedade?
Também devem mostrar às sobreviventes formas de sair de relações de violência.
No final do vídeo, deve ser disponibilizado um número de apoio (linha nacional de emergência social – 144; serviço de informação às vítimas de violência doméstica – 800 202 148) ou o contato de um serviço de apoio especializado.
É obrigatório que todos os trabalhos integrem o logo da campanha disponível em www.amcv.org.pt,  sendo fator eliminatório.
Todos os trabalhos terão de ser enviados por correio eletrónico para seminarios@amcv.org.pt.  Na impossibilidade de enviar, por favor contacte a organização.
Prémios:
Serão premiados os três melhores vídeos, com os seguintes prémios:
1º Classificado/a: Máquina de filmar; 2º Classificado/a: Computador; 3º Classificado/a: Tablet
Os/as primeiros/as classificados/as dos países envolvidos na campanha terão a oportunidade de participar na competição a nível Europeu.
Os/As autores/as dos três melhores vídeos a nível Europeu serão convidados para a Cerimónia “Step Up! Video Award”. Os prémios serão anunciados e entregues na Cerimónia de Entrega dos Prémios.
Prazo de candidatura: 30 de Novembro
Cerimónia de Entrega dos Prémios: 13 de Dezembro

Para mais informações, clique aqui.