Candidaturas ao Prémio Jovens pela Igualdade

Candidaturas ao Prémio Jovens pela Igualdade

 

O Prémio Jovens pela Igualdade é uma iniciativa bienal no âmbito do V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação, 2014-2017 (V PNI).

Candidaturas de 17 de outubro a 12 de novembro

 

premio-jovens-pela-iguladade_acegis

O Prémio Jovens pela Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) em articulação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, 2014-2017.

 O concurso destina-se a Associações Juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

 

Objectivos do Prémio Jovens pela Igualdade

  • Promover a sensibilização dos membros das organizações de juventude, com vista à integração da dimensão de género no seu funcionamento e nas suas iniciativas.
  • Encarar o associativismo juvenil, como fator de desenvolvimento pessoal que assume um papel fundamental como escola de cidadania e participação democrática, igualitária e respeitadora dos direitos humanos.
  • Promover o debate entre as e os jovens sobre as questões da igualdade de género e da cidadania, que questione a divisão tradicional dos papéis femininos e masculinos, alerte para os direitos e responsabilidades que incumbem às cidadãs e aos cidadãos tanto na esfera pública, como na privada, evidenciando a mais-valia da participação a nível pessoal e social.
  • Estimular a participação equilibrada de raparigas e rapazes em todos os tipos de atividades, com particular no envolvimento na tomada de decisão.
  • Promover a representação equilibrada de raparigas e rapazes nos órgãos diretivos e no sistema de representação de associações de qualquer natureza, bem como em comissões ou quaisquer estruturas.

 

Destinatários/as

Podem candidatar-se a este Prémio: Associações Juvenis inscritas no RNAJ (exceto Associações de Estudantes).

O prémio consiste na atribuição de 500€ à Associação Juvenil distinguida.

 

Candidaturas de 17 de outubro a 12 de novembro.

As candidaturas devem ser formalizadas através da submissão de formulário preenchido,  e após anexar o ficheiro correspondente ao dossier de candidatura.

 


Documentos DownloadDocumentos para Download:

Regulamento do Prémio

Formulário de candidatura

.

Para mais informações, clique aqui.