Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento” 2016

O Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local convidam à participação na II Edição do Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”.

As candidaturas decorrem entre 15 de Setembro e 15 de Outubro de 2016

premio-desporto-e-juventude-pelo-desenvolvimento_acegisEncontram-se abertas candidaturas, entre 15 de setembro e 15 de outubro, para a 2ª edição do Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”, desenvolvido em parceria pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P., (IPDJ) e pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR).
O prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento” é atribuído anualmente na região a definir pelos parceiros (IPDJ,IP. e ANIMAR), e a implementar em 2016 na região de Lisboa e Vale do Tejo.
O prémio de natureza simbólica, visa de uma forma pública e solene de homenagear as instituições de ensino secundário, associações e jovens que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos, na realização de trabalhos escolares e implementação de projetos em domínios relevantes para o associativismo e para o desenvolvimento sustentável, nas áreas do desporto e da juventude.
O prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento” tem como objetivos:

a) Sensibilizar os/as jovens para o reconhecimento do associativismo como forma de desenvolvimento local;
b) Promover a cidadania ativa dos/as jovens;
c) Fomentar a emergência de novas associações e dirigentes associativos.

Podem concorrer ao prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”:
a) Na categoria de “Inovação e Sustentabilidade”, as associações cuja conduta no âmbito dos domínios referidos na alínea a) do Ponto 3 mereça destaque;

b) Na categoria de “Estudos”, quaisquer pessoas ou associações autoras de trabalhos editados, publicados nos Media ou produzidos em Instituições de Ensino Superior no âmbito das respetivas atividades curriculares, devendo ser acompanhados de tradução portuguesa aqueles que tiverem sido escritos em língua estrangeira;

c) Na categoria de “Trabalhos Escolares”, os trabalhos realizados por turmas ou grupos de alunos e professores do ensino Secundário que revistam a forma de trabalhos escritos, os projetos de criação de associações, assim como projetos de difusão comunitária da teoria e práticas do associativismo e do desenvolvimento local.

Prémios e menções honrosas:

O Prémio consiste na atribuição de um apoio financeiro para o melhor projeto/trabalho em cada uma das três categorias, no valor de duzentos e cinquenta euros. O júri pode deliberar pela atribuição de Menções Honrosas em número a definir anualmente em função da qualidade das candidaturas a concurso.

Formalização de Candidaturas:
O formulário de candidatura deverá ser acedido e preenchido através do sítio do IPDJ e os anexos deverão ser remetidos ao IPDJ, por via eletrónica, para o endereço jose.branco@ipdj.pt.
As candidaturas decorrem entre 15 de Setembro e 15 de Outubro de 2016

.

Documentos DownloadDocumentos para Download:
Ficha de Candidatura
Regulamento do Prémio “Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento”

.

Mais informações na página da Animar  e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.