I Congresso Internacional Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo | 23 e 24 SET

I Congresso Internacional Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo

 23 e 24 de setembro de 2016 na FEUC, em Coimbra

Inscrições até dia 20 de setembro de 2016.

I Congresso Internacional de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo_ACEGIS
A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) promove o I Congresso Internacional de Intervenção Social Inovação e Empreendedorismo: perspetivas e estratégias, nos dias 23 e 24 de setembro, dedicado ao tema “Práticas de empreendedorismo e inovação social: perspetivas e estratégias”.
Durante dois dias este Congresso oferecerá um ciclo de conferências, call for papers, uma feira e uma mostra de posters direcionados para a Intervenção Social, a Inovação e o Empreendedorismo.
Os objetivos do Congresso são: Conhecer, Aprofundar e Disseminar práticas de empreendedorismo e inovação social levadas a cabo em Portugal, tendo em vista o reforço da importância da Economia Social e da Governação na construção de uma mudança social sustentável.
A Comissão Científica é composta por docentes do Mestrado em “Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo” (MISIE) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC): Clara Cruz Santos, Helena Neves Almeida e Cristina Albuquerque da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Pedro Hespanha, Sílvia Ferreira e Virgínia Ferreira, da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra; e com especialistas na área da Economia Social e da Inovação Social de outras universidades.
O Congresso iniciar-se-á com uma sessão internacional dedicada ao empreendedorismo social sob a perspetiva das duas escolas de pensamento predominantes – a escola anglo-saxónica e a escola europeia (A escola europeia e a escola anglo-saxónica da inovação e do empreendedorismo social). Outra sessão será dedicada à questão do Terceiro Setor e da Economia Social em Portugal (Um terceiro sector híbrido ou um 4º sector? – Desafios do conceito e das políticas em Portugal).
O Congresso encerrará com uma Conferência proferida por especialista internacional sobre o tema do Impacto e do Valor Social.
Para além das sessões plenárias haverá espaço para debate e atividades participadas distribuídas por várias sessões paralelas de apresentação de comunicações e vários workshops.
Os principais temas a bordar serão: Governação; Desenvolvimento Local e Comunitário; Cultura e Participação; Impacto Social; Sustentabilidade Ambiental; Movimentos Sociais e Economia Solidária.
Ao longo de todo o Congresso estará a ser dinamizada uma Feira de Empreendedorismo e Inovação Social que procurará mostrar à comunidade académica e aos participantes o trabalho que é levado a cabo em Portugal neste âmbito e que incluirá uma Mostra de Posters realizados pelos alunos do MISIE.

Mais informações em: http://www.uc.pt/feuc/isie2016