758 milhões de pessoas não conseguem ler isto

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

758 milhões de pessoas não conseguem ler isto

8 Setembro, 2016
/ / /
Comments Closed

8 de setembro,  Dia Internacional da Literacia

758 milhões de pessoas não conseguem ler isto.

A UNESCO estima que 758 milhões de pessoas não sabem ler ou escrever uma frase simples. Dois terços são mulheres.
785-milho%cc%83es-de-pessoas-na%cc%83o-conseguem-ler-isto_acegis

“Ler o passado, escrever o futuro” é o lema deste ano, no Dia Internacional da Literacia. A data celebra-se, desde 1966, por iniciativa da UNESCO a 8 de setembro, dando visibilidade aos esforços de combate à iliteracia, um pouco por todo o mundo.  
Em todo o mundo, 758 milhões de pessoas não sabem ler ou escrever uma frase simples, dois terços são mulheres. Os dados são divulgados pela UNESCO, no dia em que assinala os 50 anos do Dia Internacional da Literacia.
Desde 1966 foram feitos grandes progressos nesta matéria, entre 1990 e 2015, foi reduzida em 25% o número de pessoas analfabetas. Irina Bokova, directora-geral da UNESCO, considera no entanto que o analfabetismo continua a ser “sinónimo de exclusão e pobreza”, pelo que “urge reverter essa situação”.
sdg-goal4-education_acegisEm setembro de  2015, na cimeira da ONU o direito à educação de qualidade foi inscrito nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nova agenda de ação até 2030.
O compromisso foi  garantir, até 2030,  o direito à educação de qualidade a  todas as crianças:
até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes”.

.

No 50º aniversário do Dia Internacional da Literacia, a ACEGIS destaca que é pela educação que se combate a pobreza e a exclusão social. 
Milhões de mulheres e meninas continuam a ser impedidas de ir à escola, de saber ler e escrever. Em todo o mundo, dois terços das pessoas analfabetas são mulheres.
A pobreza e a desigualdade de género andam de mãos dadas, é essa a conclusão que podemos retirar do mais recente relatório da ONE , “Poverty is sexist” (2016) :
  •  62 milhões de meninas não têm acesso à educação e,
  •  500 milhões de mulheres não sabem ler ou escrever.
É inaceitável que em 2016, o direito à educação continue a ser negado a milhões de mulheres e meninas, condenando-as à pobreza e à exclusão social. 
Negar o acesso à educação, ameaça não apenas o seu futuro, mas compromete igualmente o futuro das suas gerações. 

.

malala_acegis

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”.

 Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz em 2014

.

Leia o comunicado de Silvia Montoya, Diretora do Instituo de Estatísticas da UNESCO, no âmbito da comemoração do 50º Aniversário do Dia Internacional da Literacia.
50 years of International Literacy Day: Time to develop new literacy data
Silvia Montoya, Director of the UNESCO Institute for Statistics 
por, Susana Pereira
Fundadora da ACEGIS

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
63 visitantes ligados agora
3 visitantes, 60 bots, 0 membros