Discurso “I Have a Dream” de Luther King faz hoje 53 anos

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Discurso “I Have a Dream” de Luther King faz hoje 53 anos

28 Agosto, 2016
/ / /
Comments Closed

Discurso “I Have a Dream” de Luther King faz hoje 53 anos

«Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos a serem julgados pela sua personalidade e não pela cor da sua pele
M.Luther KING_ACEGIS

Há 53 anos Martin Luther King fez um discurso que ajudou a mudar os Estados Unidos da América e o mundo. Foi a 28 de agosto de 1963 em Washington, Martin Luther King proferiu um dos mais belos discursos de todos os tempos na história da humanidade.
Foi em Washington, e no mesmo local onde se encontra a estátua do Presidente  Abraham Lincoln, responsável pela aprovação da 13ª Emenda à Constituição americana, que tornou ilegal a escravidão nos Estados Unidos. 
Duzentas e cinquenta mil pessoas assistiram ao vivo, diante do Lincoln Memorial. Milhões viram-no na televisão ou ouviram-no na rádio. As três televisões que existiam na altura cobriram o discurso ao vivo. Ao longo dos 55 minutos, Martin Luther King repete a frase “I Have a Dream” oito vezes. 
Martin Luther King, nunca desistiu do sonho de ver “filhos de ex-escravos e filhos de ex-proprietários de escravos sentados à mesa da fraternidade”.
Um ano depois deste discurso, em 1964, Martin Luther King ganhou o Prêmio Nobel da Paz, sendo na altura a pessoa mais jovem a receber este galardão, com 35 anos de idade. Em 1968, o Dr. Martin Luther King foi assassinado enquanto estava na varanda do hotel onde estava hospedado.
«Eu tenho um sonho. O sonho de ver os meus filhos a serem julgados pela sua personalidade e não pela cor da sua pele

53 anos depois, o que nós estamos a fazer para manter o sonho vivo, o sonho de Martin Luther King?

Quando o racismo, a discriminação e xenofobia cresce e todo o mundo e em particular na Europa desde a crise dos refugiados. O que assistimos hoje na Europa é a utilização dos mesmos argumentos, os mesmo julgamentos: a discriminação em função da cor da pela, da religião, da etnia, da proveniência nacional.
53 anos depois, o sonho continua por realizar. Hoje as pessoas, homens, mulheres e crianças continuam a ser julgados(as) pela cor de pele, pela religião, pela nacionalidade, pela aparência, por uma peça de vestuário.

.

53 anos depois, perguntamos:  o que estamos nós a fazer para manter o sonho vivo?

#KeeptheDreamAlive!

 

 

por Susana Pereira
Fundadora da ACEGIS

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
68 visitantes ligados agora
2 visitantes, 66 bots, 0 membros