Candidaturas FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração

Candidaturas FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração 

Aprendizagem da língua portuguesa por nacionais de países terceiros

Candidaturas até 8 de agosto de 2016

Candidaturas FAMI_ACEGISJá estão abertas as candidaturas ao ACM, enquanto autoridade delegada no âmbito do FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração), para a implementação de ações que visem a aprendizagem da língua portuguesa por nacionais de países terceiros.
O Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração apoia os esforços nacionais que visam melhorar as capacidades de acolhimento, assegurar que os procedimentos de asilo são conformes com as normas da União, integrar os imigrantes a nível local e regional e aumentar a eficácia dos programas de regresso.
As candidaturas devem promover o cumprimento dos objetivos definidos para o Fundo, nomeadamente a Implementação de medidas centradas na educação e formação, incluindo formação linguística e ações preparatórias que facilitem o acesso ao mercado de trabalho, bem como o desenvolvimento de ações destinadas a promover a autocapacitação e a autonomia dos nacionais de países terceiros, inclusive no plano económico.
Os projetos candidatos deverão enquadrar-se nas seguintes tipologias de ações: ações de Língua Portuguesa com certificação, em entidade competente; ações de Iniciação ao Português; e ações de Alfabetização.
.
A dotação global é de 300.000€, sendo que o FAMI financia 75% do valor elegível para cada projeto, com a duração máxima de 12 meses. O período para a apresentação de candidaturas prolonga-se até às 19 horas, do dia 8 de agosto de 2016.
As candidaturas devem ser apresentada, através da submissão de formulário eletrónico, disponível na plataforma SI GFC.

Mais informações aqui.