2016 EESC Civil Society Prize-@ACEGISPrémio CESE para a Sociedade Civil 2016

Comité Económico e Social Europeu

Candidaturas abertas até 9 de setembro 2016

O Prémio para a Sociedade Civil de 2016 do Comité Económico e Social Europeu vai premiar iniciativas na área da migração.
O prémio de 50,000€ vai ser atribuído em dezembro a organizações ou indivíduos que se tenham distinguido no apoio à integração de migrantes e refugiados a nível local, nacional ou europeu. 

2016 EESC Civil Society Prize

The 2016 prize will reward initiatives carried out by civil society organisations and/or individuals and aimed at improving migrants’ lives and fostering their integration in society.

The aim of the Civil Society Prize, which is awarded annually, is to reward and encourage tangible initiatives and achievements by civil society organisations and/or individuals that have made a significant contribution to promoting European identity and integration.The prize, which has a total value of 50 000 € and will be awarded on 15 December 2016, is open to civil society organisations officially registered within the European Union and acting at European, national, regional or local level. It is furthermore open to individuals.

The deadline for submitting applications is 9 September 2016.

EESE Civil Prize @ACEGIS

Tema do Prémio CESE para a Sociedade Civil 2016: migrantes

O Prémio CESE para a Sociedade Civil de 2016 pretende recompensar organizações da sociedade civil e/ou indivíduos que tenham contribuído significativamente para responder a este desafio ajudando refugiados e migrantes e promovendo, assim, a coesão e os valores europeus.
Mais concretamente, o Prémio para a Sociedade Civil de 2016 recompensará iniciativas já implementadas ou ainda em curso e que cumpram um ou mais dos seguintes critérios:
  • Dar resposta às primeiras necessidades dos migrantes e refugiados e providenciar-lhes assistência imediata;
  • Disponibilizar apoio social, habitação e serviços de saúde;
  • Oferecer ajuda prática e conselhos;
  • Lutar contra a xenofobia, o racismo e a discriminação;
  • Combater a exploração e promover o respeito mútuo;
  • Sensibilizar para os direitos e obrigações;
  • Proporcionar formação aos nacionais de países terceiros e comunidades de acolhimento.

 Candidaturas elegíveis

O Prémio CESE para a Sociedade Civil está aberto às organizações da sociedade civil, registadas oficialmente na União Europeia, que operem a nível local, nacional, regional ou europeu. Está igualmente aberto a indivíduos/ pessoas singulares.
Também são elegíveis nacionais de países terceiros, desde que residam legalmente no território da UE. Os membros do CESE, os delegados da CCMI, o pessoal do CESE e membros do painel de avaliação e do júri não são elegíveis para participar.

Apresentação de candidaturas e prazos

As candidaturas são apresentadas preenchendo o formulário de candidatura. O formulário de candidatura devidamente preenchido e assinado e a declaração sob compromisso de honra devem ser enviados para o secretariado do CESE por correio eletrónico: civilsocietyprize@eesc.europa.eu
O prazo para o envio das candidaturas é 9 de setembro de 2016, às 23h59 (CET).

Documentação Prémio CESE para a Sociedade Civil 2016

Documentos DownloadRegulamento do Prémio [pt]
Formulário de Candidatura [en]
Declaração Compromisso de Honra [pt]
FAQs – Perguntas Frequentes [en]

 

Mais informações aqui.