• Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

• Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

3 Junho, 2016
/ / /
Comments Closed

Comunicado ACEGIS : programa “A Vida nas Cartas – O Dilema”

“Você escolheu este homem e, por enquanto, independentemente de tudo, é com ele que vai ficar”. É este o conselho de Carla Duarte, a uma telespectadora ao admitir que era vítima de violência doméstica há 40 anos.

Programa A Vida Nas Cartas – o Dilema, na SIC

A Associação para a Cidadania, Empreendedorismo Género e Inovação Social, ACEGIS – vem pelo presente manifestar o profundo desagrado pelas afirmações proferidas no programa “A Vida Nas Cartas – o Dilema”, da SIC, no passado dia 2 de junho de 2016, pela apresentadora Carla Duarte, que aconselhou uma mulher, vítima de violência doméstica, a ter paciência com o marido e a mimá-lo — “por muito difícil que isso seja”.
 “Você escolheu este homem e, por enquanto, independentemente de tudo, é com ele que vai ficar” . É este o conselho de Carla Duarte, a uma telespectadora ao admitir que era vítima de violência doméstica há 40 anos.
“Ando muito nervosa derivada ao meu marido (…). Há 40 anos que sou vítima de violência doméstica. Ele bate-me, ele faz-me tudo”,
Carla Duarte sem tentar aprofundar a questão ou ouvir o verdadeiro dilema – o dilema da violência doméstica – interrompe abruptamente para informar o número de telefone para qual os (as) telespectadores (as) podem ligar para lhe colocar dois dilemas. Em nenhum momento a taróloga Carla Duarte, aconselha a telespectadora a procurar ajuda e apoio técnico especializado, ou  contactar as autoridades para denunciar o crime de que é vítima – o crime de violência doméstica.
Relembramos que a violência doméstica é crime público, o que significa que o procedimento criminal não está dependente de queixa por parte da vítima, bastando uma denúncia ou o conhecimento do crime. Carla Duarte não só teve conhecimento, bem como ignorou e relativizou o mesmo.
Tudo isto se passa com a agravante de ser transmitindo em directo, num órgão de comunicação social, que tem a responsabilidade acrescida na formação da opinião pública, bem como no tipo de resposta a situações de violência e de crime.
Face ao exposto, mais do que lamentar os acontecimento sucedidos e a atitude da apresentadora do programa da SIC, consideramos que os mesmos não se devem cingir a manifestações de indignação nas redes sociais ou em canais informais. A gravidade exige a intervenção e denúncia junto das autoridades competentes.
Nesse sentido, apelamos à formalização e apresentação de denúncia do programa da SIC  junto da ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social – para sejam aplicadas as devidas consequências legais, atendo às normas e regulamentos aplicáveis às actividades de comunicação social
Não basta lamentar a atitude e comportamento da apresentadora ao não encaminhar ou aconselhar a telespectadora a denunciar o caso de violência doméstica junto das autoridades e entidades competentes, quando nós também não o fazemos.
Cidadania ativa, não se cinge às redes sociais, ou manifestações de indignação. Cidadania ativa é agir, é agir pela mudança.
Faça a sua denúncia no Portal da ERC utilizado o formulário de participação, disponível aqui.

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

• Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

• UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

100% Português. 100% Solidário.

Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

• ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje