Congresso Internacional: Estudos do Género em Debate

Congresso Internacional: Estudos do Género em Debate

“Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e olhares interdisciplinar”

Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG)

25-27 DE MAIO DE 2016, no ISCSP

Congresso Internacional do CIEG - ACEGISO Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) quer contribuir para o aprofundamento analítico destas temáticas, e convida-vos a participar no Congresso Internacional de Estudos de Género a 25, 26 e 27 de maio de 2016 com o seguinte tema: “Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e olhares interdisciplinares”.

International Congress: Gender Studies in Debate

Centre on Gender Studies (CIEG),  25-27th may 2016, ISCSP

The Interdisciplinary Centre on Gender Studies (CIEG) wishes to contribute to the analytical deepening of these issues and invites you to participate in the International Congress of Gender Studies, on 25, 26 and 27th may 2016 under the following theme “Gender Studies in Debate: Pathways, challenges and interdisciplinary perspectives”

Os estudos de género, sobre as mulheres e os feminismos produziram efeitos de transformação importantes na vida quotidiana e no conhecimento sobre a realidade. No entanto, e embora os temas da igualdade de direitos estejam cada vez mais na agenda pública, há avanços e recuos e a persistência das desigualdades de género desafia-nos a procurar análises mais sólidas.
Congresso CIEGO Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) quer contribuir para o aprofundamento analítico destas temáticas, e convida-vos a participar no Congresso Internacional de Estudos de Género a 25, 26 e 27 de maio de 2016 com o seguinte tema: “Estudos de Género em debate: Percursos, desafios e olhares interdisciplinares”.
Neste congresso o desfio consiste em procurar respostas para questões como: que efeito têm tido as diferentes políticas de igualdade de género na efetiva concretização de direitos? Como garantir a aplicação de leis de forma a prevenir efeitos perversos, como acontece no caso da violência de género? Poderes, relações de poder, dominação masculina e género: que conexões? Há fronteiras, e quais, entre investigação e ativismo? Como compatibilizar o sujeito coletivo de direitos “mulheres” com a diversidade étnica, de classe, geracional, de orientação sexual e global? Como se faz género na vida quotidiana e nas diferentes instituições: entre a reprodução e a agência? Heteronormatividade, corpo e sexualidade: questão central dos estudos de género? Homens e masculinidades: novas configurações? Que efeitos de backlash tem tido a crise, o aumento das desigualdades e o pensamento neoliberal na vida de mulheres e homens do presente?

 

Para mais informações consulte  aqui o Programa

 I Congresso Internacional do CIEG: Estudos do Género em Debate