27 de janeiro | Dia Internacional em Memória das Vítimas do ‪Holocausto

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

27 de janeiro | Dia Internacional em Memória das Vítimas do ‪Holocausto

27 Janeiro, 2016
/ / /
Comments Closed

Artigo Opinião – ACEGIS

Vitimas Holocausto27 de janeiro | Dia Internacional em Memória das Vítimas do ‪Holocausto

A Europa do arame farpado, dos muros, das vedações, das fronteiras fechadas, dos comboios e carruagens lotadas, das pessoas e famílias de malas revistadas e bens confiscados, não é uma imagem do passado. É a Europa do presente.

.

Ao relembrar as vítimas e sobreviventes, renovamos a esperança e a determinação em prevenir as atrocidades cometidas no passado recente. Não conseguimos prever o futuro, mas temos o dever de lembrar o passado, como um alerta para os perigos que a Europa enfrenta hoje.
Lembrar o passado significa aprender com os erros. Significa que podemos reescrever a história de todos aqueles e aquelas que precisam de nós, hoje e agora. Rejeitando o discurso do ódio, da xenofobia e do preconceito. Defendendo o direito universal, de viver em igualdade, sem discriminação, respeitando a dignidade e os direitos humanos.
A Europa do século XXI tem o dever de lembrar e defender os princípios firmados nos Pós-Guerra. Lembrar que o lema da União Europeia – «Unida na Diversidade» –   é hoje posto à prova.
A Europa do arame farpado, dos muros, das vedações, das fronteiras fechadas, dos comboios e carruagens lotadas, das pessoas e famílias de malas revistadas e bens confiscados, não é uma imagem do passado. É a Europa do presente.
Será a Europa capaz de  responder a este desafio, e defender os valores da tolerância, da diversidade, da igualdade e dos direitos humanos? 
Esta é a questão central que a Europa deverá assumir, consciente que os valores da tolerância, da diversidade, da igualdade – os ‘nossos’ valores e os ‘nossos’ direitos  –  os direitos humanos não exclusivos das pessoas, ou Estados da União Europeia. Os Direitos Humanos, são Universais. Não têm nacionalidade, cor, religião, etnia, género e ou idade. São universais.
A construção de uma sociedade onde a tolerância é respeitada, a união se faz pela diversidade e a paz é construída, só é possível se garantirmos a universalidade dos direitos humanos.
 por, Susana Pereira,
Fundadora da ACEGIS

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    APDES promove o seminário internacional sobre Economia Social e Solidária

    7 Junho, 2018
    A APDES promove o seminário internacional sobre “A Economia Social e Solidária e a Formação Profissional Inicial”. O seminário encontra-se integrado no âmbito do projecto europeuSocial Solidarity Economy in Europe, e pretende explorar o potencial da Economia Social Solidária na sua ligação com o campo da Formação Profissional Inicial. Saiba mais, aqui. O principal objetivo […

    9.ª edição do Prémio Manuel António da Mota: Por um Portugal Sustentável

    5 Junho, 2018
    9.ª edição do Prémio Manuel António da Mota: Por um Portugal Sustentável. Candidaturas até 30 de junho de 2018. Em 2018, na sua 9ª edição, o Prémio Manuel António da Mota irá distinguir as instituições que contribuam com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais, aqui. Por um Portugal Sustentável […]
49 visitantes ligados agora
8 visitantes, 41 bots, 0 membros
%d bloggers like this: