World Economic ForumIgualdade de género: Portugal ocupa o 39º lugar entre 145 países

Portugal é 39º entre 145 países avaliados pelo Fórum Económico Mundial num ranking global da igualdade de género, mantendo a mesma posição do ano passado.

Em 2006, ano da primeira edição do The Global Gender Gap Report  Portugal ocupava o 33º lugar.

..

O relatório ‘Global Gender Gap Report 2015’, publicado pelo Fórum Económico Mundial avalia 145 países em matéria de repartição dos recursos e oportunidades entre os homens e as mulheres, em 4 áreas chave:

  • Participação Económica e Oportunidade  salários, acesso ao emprego e participação económica;
  • Educação – acesso ao ensino primário e superior);
  • Emancipação Política – avalia a igualdade de género ao nível da sua representação em estruturas de tomada de decisões);
  • Saúde e Sobrevivência – avalia a expectativa de vida e proporção entre sexos).

Para cada uma destas categorias é calculado um rácio homem/mulher. Quanto mais longe o valor estiver de ‘um’, maior é o fosso entre géneros.

Os países no Norte da Europa continuam a liderar a classificação. De acordo com o ranking, a Islândia, Noruega, Finlândia, Suécia e Irlanda são os países mais perto de alcançar a paridade.

.

Portugal Gender Gap (2006-2015)

Gender Gap Index 2015Em comparação com o ano de 2014, Portugal  desceu 2 lugares na Participação Económica e igualdade de Oportunidades, ocupando agora o 46.º lugar.

Destaque para a descida de 8 lugares no item da Educação, ocupando atualmente o 60.º lugar. 

Em matéria de emancipação e política e representação das mulheres em lugares de decisão, Portugal ocupa atualmente 41.º lugar, uma subida de 3 lugares face ao ano passado.

 .

World Economic ForumDocumento para Download:

Relatório Gender Gap Report 2015  (em inglês)

Ficha de Portugal do Global Gender Gap Report 2015 (em inglês)