Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais

18 novembroDia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais | 18 Novembro

 

Estima-se que na Europa 1 em cada 5 crianças seja vítima de alguma forma de abuso ou exploração sexual.

Entre 70 a 85 % dos casos, o agressor é uma pessoa conhecida ou próxima da criança. 90% dos casos, o abuso não é denunciado à policia.

 

 

 

End Child Sex Abuse Day: 18 November 

 

Available data suggest that about 1 in 5 children in Europe are victims of some form of sexual violence.

70 - 85% of cases, the perpetrator is a person known to the child. In 90% of cases, abuse is not reported to the police. 

end-child-sex-abuse-day-18-november


O Conselho da Europa instituiu em 2015, o dia 18 de novembro como Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais, no contexto da respetiva Estratégia para os direitos da criança (2012-2015). 

A exploração e abuso sexual de crianças são ainda uma trágica realidade das nossas sociedades. Constituindo graves violações dos direitos das crianças, tendo repercussões duradouras e consequências  prejudiciais para a  vida inteira de uma criança.

No entanto, a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma questão ainda cercada de tabus, medos, omissões e até mesmo indiferença em vários segmentos da sociedade.

Estima-se que na Europa 1 em cada 5 crianças seja vítima de alguma forma de abuso ou exploração sexual. Entre 70 a 85 % dos casos, o agressor é uma pessoa conhecida ou próxima da criança. E em 90% dos casos, o abuso não é denunciado á policia.

Para evitar estes crimes, processar os autores e proteger as vítimas, o Conselho da Europa e os seus Estados-Membros precisam de assegurar que os pais, educadores/as, organizações não-governamentais e decisores não se afastem do problema, mas que o discutam abertamente apresentando formas práticas de o resolver e tomar medidas concretas para resolvê-lo.

.

Os objetivos do dia Europeu são:

  • Aumentar a consciência pública acerca da exploração e abuso sexual de crianças e da necessidade de impedir tais atos;
  • Facilitar a discussão aberta sobre a proteção das crianças contra a exploração e abuso sexual e ajudar a prevenir e a eliminar a estigmatização das vítimas;
  • Promover a ratificação e a aplicação da Convenção de Lanzarote – um instrumento único, juridicamente vinculante que obriga os estados Europeus a criminalizar todas as formas de abuso sexual de crianças e que aponta para formas de o combater.

.

Mais Informações, aqui. 


.

Documentos DownloadDocumentos para consulta :

 

 

 Brochura sobre a Convenção para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais (Convenção de Lanzarote):http://www.coe.int/t/dghl/standardsetting/children/LCBrochure_prt.pdf (em português);

 Brochura e vídeo “Aqui ninguém toca“, da Campanha ‘UM em cada CINCO:http://www.underwearrule.org/default_pt.asp;

 Poster sobre a Convenção de Lanzarote:http://www.coe.int/t/dghl/standardsetting/children/child_abuse.pdf.

 Convenção de Lanzarote.

Cidadania 4Kids! Um jogo desafiante que ensina às crianças os valores da cidadania, da igualdade, dos direitos humanos e a educar por um ambiente mais sustentável e ecológico.

Jogo Educativo | Cidadania 4 KIDS

São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!