Pobreza, Desigualdades e Desemprego em Portugal

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Pobreza, Desigualdades e Desemprego em Portugal

16 Outubro, 2015
/ / /
Comments Closed

Susana Pereira - ACEGIS 2015Pobreza, Desigualdades e Desemprego em Portugal

Que medidas e reformas estruturais estão a ser implementadas para solucionar o flagelo social que realmente assola a Europa e Portugal: desemprego e desigualdades sociais?
Hoje, a pobreza em Portugal é mais extensa, mais intensa e mais crónica do que nunca.

.

O aumento constante da desigualdade e o fosso salarial entre ricos e pobres, desde o início da crise aumentou ainda mais o fosso e a polarização da sociedade, com todas as tensões sociais que implica

 Portugal um dos países mais pobres e desiguais da OCDE
Portugal continua entre os países mais desiguais e com maiores níveis de pobreza consolidada da OCDE.  No conjunto de trinta países, Portugal tem o sétimo valor mais elevado neste indicador (0,338), permanecendo acima da média da OCDE.
Dados da OCDE revelam que, após um período de diminuição da amplitude entre os 10% mais pobres face aos 10% mais ricos, registado entre 2007 e 2009  este indicador de desigualdade tem vindo a piorar desde 2010 (+ 0,6 pontos).
No conjunto dos países OCDE, Portugal é o oitavo com maior desigualdade, posição que ocupa neste ano com a Coreia do Sul.
O aumento da pobreza em Portugal e o fosso crescente entre ricos e pobres é tão frio como lógico nas suas revelações, desde 2008 a intensificação da crise empurraram as taxas de desemprego acima da força de trabalho, situando-se atualmente nos 12,4% (dados do Eurostat em agosto de 2015)
2,85 Milhões de portugueses e portuguesas em risco de pobreza ou exclusão social
Dados do Eurostat divulgado hoje, dia Internacional de Erradicação da Pobreza, mostram que entre 2009 e 2014, em Portugal risco de pobreza ou exclusão social aumentou de 24,9% para 27,5%., 2,85.
Traduzindo em números, esta percentagem equivale a 2,85 milhões de portugueses e portuguesas.
 Uma em cada cinco pessoas que vivem em Portugal é pobre
O Instituto Nacional de Estatística revelou também esta sexta-feira os resultados do  inquérito ao rendimento e condições de vida em 2013 que mostram que 19,5% das pessoas estava em risco de pobreza, um aumento de 0,7 pp do que em comparação com o ano de 2012Destes, um em cada cinco já estava nesta situação em pelo menos dois dos três anos anteriores.
As crianças foram o grupo mais afetado pelo aumento da pobreza e onde este risco é mais elevado, atingindo 25,6%. Por este motivo, as famílias com crianças foram as mais afetadas e são as que apresentam uma situação de maior fragilidade social.
Importa pois, questionar que medidas e reformas estruturais estão a ser implementadas para solucionar o flagelo social que realmente assola a Europa e Portugal: desemprego e desigualdades sociais?

.

Mediadas como a institucionalização da dependência ou a caridade como uma forma de vida, devem ser encaradas como uma solução de emergência, no entanto a realidade demonstra o contrário, persistência, continuidade e crescimento galopante de medidas que deviam ser carácter  extraordinário e, afinal, tornam-se práticas recorrentes e eternas de subsistência precária de um Estado Social também ele precário e inócuo.
Consideramos que acima de tudo, é necessário restaurar as bases para a criação de riqueza e de emprego através de medidas, políticas e programas sólidos, ativos e coerentes no reforço de uma cidadania ativa e inovadora.
Os esforços feitos até agora mostram claramente que foram insuficientes, pouco inovadores e acima de tudo elaborados em cenário de emergência e não de antecipação e visão a longo prazo. 
O aumento das desigualdades pesa negativamente no crescimento económico traduzindo‑se num enorme desperdício de potencial humano e numa redução da mobilidade social.
O aumento das formas de trabalho atípico – temporário e a tempo parcial- pode criar oportunidades de emprego, no entanto contribui para o aumento das desigualdades.
Urge encontrar essa visão, urge encontrar medidas e políticas concretas, ativas, estratégicas e a longo prazo.
A redução do fosso crescente entre ricos e pobres e a  promoção de oportunidades para todos exigem a criação de pacotes de políticas nos domínios do emprego e emprego de qualidade, promover uma maior participação das mulheres na vida económica, promover o acesso à formação e educação, e na implementação de sistemas de tributação e transferências para uma redistribuição eficiente da riqueza e de rendimentos.
.
Somos todos(as) sociedade, não podemos alienarmo-nos dessa função e princípio basilar da nossa sociedade que requer uma cidadania cada vez mais ativa, presente e participada.

.

por Susana Pereira, Fundadora da ACEGIS
geral.acegis@gmail.com

.Documentos para consulta:
Documentos DownloadRelatório Eurostat (Outubro, 2015)  «The risk of poverty or social exclusion affected 1 in 4 persons in the EU in 2014»
Relatório INE (Outubro 2015) «Rendimento e Condições de Vida»
Relatório OCDE (Maio, 2015) «In It Together: Why Less Inequality Benefits All»

 

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
64 visitantes ligados agora
2 visitantes, 62 bots, 0 membros