Desemprego longa duração UE2015Desemprego de longa duração União Europeia

.

São mais de 12 milhões de pessoas em toda a UE.

Um número que duplicou em sete anos. Conheça as novas orientações da Comissão Europeia para melhorar a ajuda prestada aos desempregados de longa duração.

.

Long Term Unemployment in Europe 2015

With more than 12 million people in long-term ‪‎unemployment in the EU,Commissioner ‪Marianne ‪Thyssen has just announced a new European Commission proposal to help get people back to work who have been out of a job for more than a year.

.

Atualmente, há mais de 23 milhões de pessoas sem emprego na Europa, metade das quais engrossam as fileiras do desemprego de longa duração, com mais de  12 milhões de pessoas, o dobro do valor registado em 2007 .

No entanto, apenas 70%  dos empregados de longa duração estão sinalizados e registados nos centros de emprego. É necessário aplicar medidas que visem incentivar o registo dos desempregados de longa duração junto de um serviço de emprego, de forma a proporcionar melhor orientação, formação e acesso a apoios financeiros.

Nesse sentido, a proposta apresentada pela Comissão Europeia prevê que todos os desempregados de longa duração sejam abrangidos por um plano individual de regresso ao mercado de trabalho no prazo máximo de 18 meses.

Marianne Thyssen, Comissária para o Emprego, os Assuntos Sociais, as Competências e a Mobilidade dos Trabalhadores, salienta que:

«O desemprego de longa duração é um dos mais difíceis e prementes desafios causados pela crise económica, afetando mais de 12 milhões de pessoas na Europa. Uma parte cada vez maior da nossa população fica assim exposta ao risco de pobreza e exclusão social. Temos de intervir para lhes dar o seu lugar no mercado de trabalho. Não podemos ficar satisfeitos com uma recuperação económica que deixa tantos europeus entregues a si próprios.»

.

Portugal era em 2014 quinto país da União Europeia com a maior taxa de desemprego de longa duração (8,4%) e com a quinta taxa mais alta de desemprego de muito longa duração (5,6%)

.

logo_en

Conheça aqui a  Proposta da Comissão Europeia  para  a integração dos desempregados de longa duração no mercado de trabalho.

.

.

Video Long-term Unemployment in Europe 2015