Associação ACEGIS

Artigo Associação ACEGIS

 

Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 agosto 2015 

Equal Pay, It’s about Time!

equal-pay-day

 

«O direito ao trabalho é condição essencial à efetivação da igualdade de direitos, a independência económica e a realização profissional, pessoal e social das mulheres é essencial na construção de umas sociedades mais justa, igualitária e desenvolvida.»

 

Susana Pereira, Fundadora da Associação ACEGIS


 

Equal Pay, It’s about Time!

 

As mulheres continuam a estar sobre-representadas nos sectores com salários mais baixos e sub-representadas nos cargos de decisão e nos conselhos de administração.

A participação equilibrada de homens e mulheres no poder e tomada de decisão, política e económica é reconhecida como um requisito da democracia igualitária e como um contributo para desenvolvimento sustentável.

 

  • Em 2014, nas 6 instituições económicas mundiais mais influentes, a representação das mulheres nos conselhos executivos variava entre 4 e 20%.
  • Entre os trabalhadores domésticos em todo o mundo 83% são mulheres e quase metade deles não têm direito ao salário mínimo;
  • 75% do emprego das mulheres é informal, em atividades que não são abrangidas pelas leis do trabalho e da proteção social.

 

Estima-se que em média, o valor das reformas das mulheres seja inferior em 39% do que a dos homens, aumentado o risco de pobreza da mulher na terceira idade.

A situação precária das mulheres idosas é uma consequência direta da disparidade salarial. Como consequência direta as mulheres auferem reformas e pensões mais baixas  e estão mais expostas ao risco de pobreza.

 

A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de igualdade de direitos, oportunidade e justiça social. 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que a igualdade de remuneração entre homens e mulheres só será atingida em 2086. As mulheres ganham em média menos 23% do que os homens.  

Na União Europeia (UE) a diferença salarial é de 16,4%. A UE poderia ver o seu PIB aumentar 12 % se existisse uma verdadeira Igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. 

 

.

Se a tendência atual prosseguir, será necessário esperar até 2086 para que mulheres e homens aufiram salários equivalentes. 

.

Veja o Vídeo da PES Women  |  Equal Pay, It’s about Time!

 

Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Em Destaque

Todos os Direitos Reservados.

Telefone: (+351) 212 592 663

Intervimos ativamente para a construção e mudança de paradigma da Economia Social e Solidária.

Pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva.

Partilhar

Like this:

Like Loading...