Equal Pay, It’s about Time!

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Equal Pay, It’s about Time!

26 Agosto, 2015
/ / /
Comments Closed
Artigo @ACEGIS

Dia Internacional da Igualdade da Mulher, 26 agosto 2015 

Equal Pay, It’s about Time!

equal-pay-day

«O direito ao trabalho é condição essencial à efetivação da igualdade de direitos, a independência económica e a realização profissional, pessoal e social das mulheres é essencial na construção de umas sociedades mais justa, igualitária e desenvolvida.»
Susana Pereira @ACEGIS

Equal Pay, It’s about Time!
As mulheres continuam a estar sobre-representadas nos sectores com salários mais baixos e sub-representadas nos cargos de decisão e nos conselhos de administração.
A participação equilibrada de homens e mulheres no poder e tomada de decisão, política e económica é reconhecida como um requisito da democracia igualitária e como um contributo para desenvolvimento sustentável.
Em 2014, nas 6 instituições económicas mundiais mais influentes, a representação das mulheres nos conselhos executivos variava entre 4 e 20%.
Entre os trabalhadores domésticos em todo o mundo 83% são mulheres e quase metade deles não têm direito ao salário mínimo;
75% do emprego das mulheres é informal, em atividades que não são abrangidas pelas leis do trabalho e da proteção social.
Estima-se que em média, o valor das reformas das mulheres seja inferior em 39% do que a dos homens, aumentado o risco de pobreza da mulher na terceira idade.
A situação precária das mulheres idosas é uma consequência direta da disparidade salarial. Como consequência direta as mulheres auferem reformas e pensões mais baixas  e estão mais expostas ao risco de pobreza.
A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de igualdade de direitos, oportunidade e justiça social. 
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que a igualdade de remuneração entre homens e mulheres só será atingida em 2086.
As mulheres ganham em média menos 23% do que os homens.                                         
Na União Europeia (UE) a diferença salarial é de 16,4%. A UE poderia ver o seu PIB aumentar 12 % se existisse uma verdadeira Igualdade entre homens e mulheres no mercado de tralho.

.

Se a tendência atual prosseguir, será necessário esperar até 2086 para que mulheres homens aufiram salários equivalentes. 

.

Veja o Vídeo da PES Women  |  Equal Pay, It’s about Time!

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
68 visitantes ligados agora
6 visitantes, 62 bots, 0 membros