Licença Maternidade UE: 7 anos de bloqueio

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Licença Maternidade UE: 7 anos de bloqueio

22 Maio, 2015
/ / /
Comments Closed

Licença Maternidade: 7 anos de bloqueio

O Parlamento Europeu (PE) quer que o Conselho da União Europeia (UE) retome as negociações com vista a um acordo sobre a proposta de legislação europeia relativa à licença de maternidade, tema que se arrasta há sete anos.
A Noruega lidera com 49 semanas, enquanto em Portugal a duração da licença de maternidade é de 16 semanas.
Licença MaternidadeEsta semana, os(as) eurodeputados(as) apelaram ao Conselho de Ministros da União Europeia que retome as negociações sobre a proposta de diretiva relativa à licença de maternidade, solicitando à Comissão Europeia a desempenhar o papel de “mediador neutro”, no sentido de conciliar as posições do Parlamento Europeu e dos governos nacionais.

A proposta relativa à licença de maternidade, que revê uma diretiva de 1992, foi aprovada em 2008, integra num pacote de medidas para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar, defendendo a extensão do período de licença de maternidade previsto na legislação europeia das atuais 14 para as 20 semanas e o pagamento às mulheres de 100% dos salários durante a licença de maternidade.

O Parlamento Europeu quer dar às mulheres o salário integral durante 20 semanas de licença de maternidade, propondo também uma série de medidas para garantir os direitos das mulheres quando regressam ao trabalho e uma licença de paternidade de pelo menos duas semanas.

Licença de maternidade
Legislação europeia em vigor: mínimo de 14 semanas, incluindo duas após o nascimento.
Proposta da Comissão: mínimo de 18 semanas, incluindo seis após o nascimento.
Posição do Parlamento Europeu: mínimo de 20 semanas, incluindo seis após o nascimento.
A Noruega lidera com 49 semanas, enquanto em Portugal a duração da licença de maternidade é de 16 semanas.

Licença Maternidade em Portugal
Em Portugal a licença de maternidade é de 16 semanas, 120 dias, com direito a um subsídio equivalente a 100% do seu rendimento mensal, ou 150 dias com remuneração a 80%.

No caso da licença partilhada, em que os benefícios são partilhados entre a mãe e o pai, a duração é de 20 semanas.

Nos últimos anos tem-se acentuado o envelhecimento da população, devido ao aumento da esperança média de vida e à redução da natalidade.

O  Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que, entre 2012 e 2060, o índice de envelhecimento aumenta de 131 para 307 idosos por cada 100 jovens, esperando-se alterações da estrutura etária da população, resultando num continuado e forte envelhecimento demográfico.

Nesse mesmo período e cenário a população residente em Portugal tenderá a diminuir até 2060: passando de 10,5 milhões de pessoas, em 2012, para 8,6 milhões de pessoas em 2060.

Face à crise económica e social tem agravado a diminuição da taxa da natalidade uma vez que o desemprego, a precariedade e a incerteza face ao futuro e à economia tem-se reflectido na decisão, sobretudo dos casais jovens, e da mulher em adiar a decisão de ter filhos, aumentando ainda mais a tendência de um continuado e forte envelhecimento demográfico.

O alargamento da licença de maternidade, não só representa um avanço significativo na promoção de políticas e práticas de conciliação entre a vida familiar e o trabalho, contribui para defesa dos direitos da mulheres no trabalho e emprego reforçando a igualdade de género, e, consequentemente, um estímulo à natalidade.

por Susana Pereira
Fundadora e Presidenta Executiva da ACEGIS

Saiba mais aqui.
Relatório do INE – Projeções de população residente 2012-2060 (Download)

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
46 visitantes ligados agora
1 visitantes, 45 bots, 0 membros