Associação ACEGIS

Envelhecimento da população: um dos maiores desafios da Europa

envelhecimentoEnvelhecimento da população: um dos maiores desafios da Europa 

 

Going further together – The ageing population 

 

A faixa da população da União constituída por indivíduos com cinquenta anos ou mais aumentará a um ritmo muito mais rápido do que se verificou até hoje. Isto é muito positivo, pois trata-se de uma consequência lógica de uma melhoria nos domínios da saúde e da qualidade de vida. Não obstante, devido a esta alteração demográ­fica, a União enfrenta uma série de desafios

 

 

O envelhecimento da população, um dos maiores desafios sociais e económicos para as sociedades europeias no século XXI, afetará todos os países da UE, bem como a maior parte das suas políticas.

Em 2025, mais de 20 % dos europeus terão mais de 65 anos e o aumento do número de idosos com mais de 80 anos tende a ser cada vez mais acentuado.

Uma vez que os idosos têm necessidades diferentes em termos de cuidados de saúde, os sistemas de saúde terão de se adaptar para poderem assegurar a prestação de cuidados adequados e, simultaneamente, manter a sua sustentabilidade financeira.

 

Em 2012, as instituições europeias elegeram 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, procurando dessa forma sensibilizar a sociedade europeia para o contributo socioeconómico prestado pelas pessoas mais velhas, bem como promover medidas que criem mais e melhores oportunidades para que os cidadãos idosos se mantenham ativos.

 

Veja o Vídeo Going further together – The ageing population [Em Português]

 

Going further together - The ageing population