Dia Mundial da Diversidade Cultural | 21 maio

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Dia Mundial da Diversidade Cultural | 21 maio

21 Maio, 2015
/ / /
Comments Closed

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento | 21 de maio

O desafio de vivermos juntos numa sociedade diversificada só é possível se pudermos viver juntos em igual dignidade.
Campanha «We are diversity»!


A cultura deve ser considerada como um conjunto distinto de elementos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais de uma sociedade ou de um grupo social. Além da arte e da literatura, ela abarca também os estilos de vida, modos de convivência, sistemas de valores, tradições e crenças”
Preâmbulo da Declaração Universal de Diversidade Cultural da UNESCO, 2001
.

Assinala-se hoje, 21 de Maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, instituído em 2002 pelas Nações Unidas dando sequência à adoção da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural da UNESCO em 2001.

A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, afirma que “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”, reconhecendo, pela primeira vez, a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”.

A diversidade cultural, é um exercício de cidadania e respeito pela diversidade cultural, na promoção e proteção dos direitos humanos.

Diversidade cultural acegis 2015

A pluralidade cultural deve ser reconhecida como património comum da humanidade, e um princípio indissociável dos direitos humanos, da cidadania e das liberdades fundamentais do ser humano.
A proteção e a promoção da diversidade cultural, pressupõe o reconhecimento da igualdade, da dignidade e o respeito por todas as culturas, enqunto condição essencial para o desenvolvimento sustentável e internacional.
ACEGIS sublinha a necessidade de reforçar as potencialidades da diversidade cultural como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica mundial, e simultaneamente o garante da paz, justiça social e mútuo respeito entre povos.
O desafio de vivermos juntos numa sociedade diversificada só é possível se pudermos viver juntos em igual dignidade.  A pluralidade, a diversidade, conta com todos(as) neste diálogo multicultural!

.

Vídeo da  Campanha “We are diversity” – ACEGIS


Links de interesse:
UNESCO Declaração Universal Diversidade Cultural (2002)
http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf
Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005)
http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001502/150224por.pdf
Livro Branco sobre o Diálogo Intercultural“ Viver Juntos em Igualdade” (2008)
http://www.coe.int/t/dg4/intercultural/Source/Pub_White_Paper/WhitePaper_ID_PortugueseVersion2.pdf

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
51 visitantes ligados agora
2 visitantes, 49 bots, 0 membros