Publicação: Accelerating Change | Empower Women, Empower the Future

Publicação @ACEGIS – Dia Internacional da Mulher 2015

 

Accelerating Change| Empower Women, Empower the Future (2015)       

A Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de igualdade de direitos, oportunidade e justiça social. 

 

empower-women-empower-the-future_acegis


Em 143 Países

         90% tem pelo menos pelo menos 1 restrição legal que impede a igualdade de oportunidades da mulher no acesso ao trabalho.

.

um terço mulheres

.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que a igualdade de remuneração entre homens e mulheres só será atingida em 2086.

 

As mulheres ganham em média menos 23% do que os homens. Na União Europeia a diferença salarial é de 16,4%. A UE poderia ver o seu PIB aumentar 12 % se existisse uma verdadeira igualdade entre homens e mulheres no mercado de tralho.

Se a tendência atual prosseguir, será necessário esperar até 2086 para que mulheres e homens aufiram salários equivalentes. 

.

Estima-se que em média, o valor das reformas das mulheres seja inferior em 39% do que a dos homens, aumentado o risco de pobreza da mulher na terceira idade.

A situação precária das mulheres idosas é uma consequência direta da disparidade salarial. Como consequência direta as mulheres auferem reformas e pensões mais baixas  e estão mais expostas ao risco de pobreza.

 

 1 em 3 Mulheres são  vítimas de violência de violência física ou sexual (OIT)

Em 2011, havia 774 milhões de adultos analfabetos, uma redução de apenas 1% desde 2000. Em todo o mundo, quase 2/3 dos adultos analfabetos são mulheres. 

 

 

DecisãoIA participação equilibrada de homens e mulheres no poder e tomada de decisão, política e económica é reconhecida como um requisito da democracia igualitária e como um contributo para desenvolvimento sustentável.

A este ritmo, só em 2034 é que será possível alcançar a paridade nos parlamentos nacionais e nos conselhos de administração das empresas europeias.

 

2095, daqui a 80 anos: talvez, o ano da igualdade de género.

.

 

Relatorio ACEGISConheça este e outros indicadores na Publicação da ACEGIS

Accelerating Change| Empower Women, Empower the Future   

Faça aqui download dPublicação