Diapositivo2921 março,  Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial

 

«Ninguém nasce a odiar outra pessoa devido à cor da sua pele, ao seu passado ou religião. As pessoas aprendem a odiar, e, se o podem fazer, também podem ser ensinadas a amar, porque o amor é mais natural no coração humano do que o seu oposto». Nelson Mandela 

 

 

 

Esta efeméride foi instituída em 1969 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória das vítimas do Massacre de Shaperville, ocorrido em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, quando 20.000 negros participavam pacificamente num protesto contra a Lei do Passe, que os obrigava a serem portadores de um cartão de identificação especificando os locais por onde podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes foram atacados pelas forças do regime do apartheid, que dispararam sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo 186.

 

 

A ACEGIS promove a campanha «we are divesity».

 

O desafio de vivermos juntos numa sociedade diversificada só é possível se pudermos viver juntos em igual dignidade.

 

A campanha que visa sensibilizar para a  importância da diversidade cultural do reconhecimento da igualdade, da dignidade e o respeito por todas as culturas, e condição essencial para a coexistência pacífica mundial e garante da paz, justiça social e respeito entre povos.