CapaGlobalGenderGapReport2014O Global Gender Gap Report,  publicado pelo “World Economic Forum”,  avalia 142 países em matéria de repartição dos recursos e oportunidades entre os homens e as mulheres, em 4 áreas chave:

  • Participação Económica e Oportunidades (salários, acesso ao empregos e participação económica);
  • Educação (acesso ao ensino primário e superior);
  • Emancipação Política (avalia a igualdade de género ao nível da sua representação em estruturas de tomada de decisões);
  • Saúde e Sobrevivência (avalia a expectativa de vida e proporção entre sexos).

O relatório de 2014 revela desequilíbrios de género persistentes em todo o mundo, não obstante uma ligeira evolução positiva em matéria de igualdade género no acesso ao mercado de trabalho e participação económica e politica.

.

Portugal | Gender Gap 2014 

Portugal_gender gap 2014Os países no Norte da Europa continuam a liderar a classificação: a Islândia mantém pelo sexto ano consecutivo o primeiro lugar, seguida pela Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. Por sua vez, Yemen, Paquistão, Chade e a Síria ocupam os últimos lugares do ranking. 

Portugal deixou o 51º lugar (2013) e  subiu doze posições na classificação ocupando agora o 39.º no ranking. Apesar desta subida, destacamos que o melhor resultado alcançado em Portugal reporta-se a 2010 ocupando a 32ª posição.

 Em 2006, ano da primeira edição do The Global Gender Gap Report  Portugal ocupava o 33º lugar.

.

gender gap Portugal - 2006-2014Portugal Gender Gap (2006-2014)

Em comparação com o ano de 2013, Portugal subiu mais de 20 lugares ao nível da participação económica, ocupando agora o 44.º lugar. Destaque para a descida de doze posições no item da Educação, ocupando atualmente o 68º lugar.

.

Faça Download do Relatório | The Global Gender Gap Report 2014

.

Capa Relatorio ACEGIS _PSI 20Neste âmbito veja também a publicação da ACEGIS

«Equilíbrio de Género nos Conselhos de Administração: as Empresas do PSI 20» (2014)

Faça aqui (download)