The Global Gender Gap Report 2014

O Global Gender Gap Report, publicado pelo “World Economic Forum”, avalia 142 países em matéria de repartição dos recursos e oportunidades entre os homens e as mulheres, em 4 áreas chave:
- Participação Económica e Oportunidades (salários, acesso ao empregos e participação económica);
- Educação (acesso ao ensino primário e superior);
- Emancipação Política (avalia a igualdade de género ao nível da sua representação em estruturas de tomada de decisões);
- Saúde e Sobrevivência (avalia a expectativa de vida e proporção entre sexos).
O relatório de 2014 revela desequilíbrios de género persistentes em todo o mundo, não obstante uma ligeira evolução positiva em matéria de igualdade género no acesso ao mercado de trabalho e participação económica e política.
.
.
Portugal | Gender Gap 2014
.
Os países no Norte da Europa continuam a liderar a classificação: a Islândia mantém pelo sexto ano consecutivo o primeiro lugar, seguida pela Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. Por sua vez, Yemen, Paquistão, Chade e a Síria ocupam os últimos lugares do ranking.
.
Portugal deixou o 51º lugar (2013) e subiu doze posições na classificação ocupando agora o 39.º no ranking. Apesar desta subida, destacamos que o melhor resultado alcançado em Portugal reporta-se a 2010 ocupando a 32ª posição.
Em 2006, ano da primeira edição do The Global Gender Gap Report Portugal ocupava o 33º lugar.
.
Portugal Gender Gap (2006-2014)
Em comparação com o ano de 2013, Portugal subiu mais de 20 lugares ao nível da participação económica, ocupando agora o 44.º lugar. Destaque para a descida de doze posições no item da Educação, ocupando atualmente o 68º lugar.
Faça Download do Relatório | The Global Gender Gap Report 2014
.
Neste âmbito veja também a publicação da ACEGIS
«Equilíbrio de Género nos Conselhos de Administração: as Empresas do PSI 20» (2014)
Faça aqui (download)