Violência contra as mulheres: um inquérito à escala da União Europeia

Violência contra as mulheres: um inquérito à escala da União Europeia

Dados recolhidos no inquérito da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) à escala da União Europeia sobre a violência contra as mulheres indicam que 33% das Mulheres da UE-28 são vítimas de violência física e/ou sexual desde os 15 anos de idade.

 

FRA_violência Mulheres _UE

 


Estima-se em 13 milhões o número de mulheres na União Europeia que sofreram violência física. Estes números correspondem a 7 % de mulheres com idades entre os 18 e 74 anos na União.

Estima-se em 3,7 milhões o  número de mulheres na União Europeia que sofreram violência sexual

Uma em cada 20 mulheres (5 %) foi vítima de violação desde os 15 anos de idade.


 

Mulheres Vítimas violência_UE28

O relatório, refere que a maioria das mulheres vítimas de violência não denuncia à polícia ou a qualquer organização de apoio à vítima a situação em que se encontram, sendo que as mulheres vítimas de violência não chegam a ter contacto com o sistema de justiça e outros serviços.

A violência contra a mulheres é uma violação dos direitos fundamentais das mulheres no que diz respeito à dignidade e igualdade.Trata-se de uma violação dos direitos fundamentais das mulheres no que diz respeito à dignidade e igualdade. O impacto da violência perpetrada contra as mulheres não se limita às vítimas diretamente envolvidas, afetando famílias, amigos e a sociedade no seu conjunto.

Impõem-se, pois, medidas destinadas a combater e prevenir a violência contra as mulheres ao nível da União Europeia (UE) e a nível nacional.

 

Nota: Os resultados do inquérito da FRA relativo à violência contra as mulheres têm por base entrevistas diretas junto de 42 000 mulheres nos 28 Estados-Membros da União Europeia.


Documento para Download 

Violência contra as mulheres: um inquérito à escala da União Europeia