Dia Internacional Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

  • Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

    A ACEGIS reconhece-se enquanto entidade de referência nas áreas estratégicas da cidadania, inclusão, igualdade de género, empreendedorismo e inovação social. Intervimos ativamente pela construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva!

  • Espanha. Grupo 'La Manada' libertado sob fiança de seis mil euros Esta quinta-feira o Tribunal de Navarra decretou que os cinco homens seriam libertados, na condição de pagarem, cada um, uma caução de seis mil euros. O grupo de cinco homens conhecidos como La Manada (A Manada) foi esta sexta-feira libertado sob caução. O Tribunal de Navarra […]

Dia Internacional Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

6 Fevereiro, 2014
/ / /
Comments Closed

International day- FGMDia Internacional  Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

International Day of Zero Tolerance for Female Genital Mutilation
6 February

.

Over 140 million girls and women alive today have undergone some form of FGM

Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 100 a 140 milhões de mulheres e meninas e todo o mundo foram submetidas a práticas de Mutilação Genital Feminina (MGF). 

Todos os anos, mais de 3 milhões de meninas correm o risco de serem submetidas a esta prática. Sendo que se as tendências atuais persistirem em 2030 esse número poderá aumentar para cerca de 86 milhões. A MGF  é uma forma grave de violência contra mulheres e crianças e constitui um atentado contra os seus direitos.

Hoje diga «Não à Mutilação Genital Feminina!»

banner-female-genital-mutilation

A OMS declarou o dia 6 de fevereiro como o Dia Mundial da Tolerância Zero contra a Mutilação Genital Feminina, por considerar uma prática “nociva e uma violação dos direitos básicos das meninas e das mulheres”, apresentando consequências graves que vão desde infeções várias até à morte.

A MGF compreende todos os procedimentos que envolvem a remoção total ou parcial dos órgãos genitais externos femininos ou outros danos aos órgãos genitais femininos por razões não médicas, segundo a definição da Organização Mundial da Saúde.

A MGF é praticada na infância e até aos 15 anos das jovens por razões culturais, religiosas e/ou sociais, constituindo uma forma de abuso de crianças e de violência contra as mulheres e as jovens, com consequências físicas e psicológicas graves a curto e a longo prazo.  

Esta prática é uma manifestação de violações de direitos humanos baseadas no género que pretende controlar a sexualidade e autonomia, independência e liberdade da mulher.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde todos os anos, milhões de mulheres e raparigas na UE e em todo o mundo são submetidas à prática brutal da mutilação genital feminina e muitas outras correm o risco de sofrer a mesma prática.

A OMS estima que cerca de 100 a 140 milhões de mulheres e meninas e todo o mundo foram submetidas à MGF. Todos os anos, mais de 3 milhões de meninas correm o risco de serem submetidas a esta prática. Sendo que se as tendências atuais persistirem em 2030 esse número poderá aumentar para cerca de 86 milhões.

Na Europa ainda é desconhecido, embora o Parlamento Europeu calcule que sejam cerca de 500.000 a 180.000 mulheres e raparigas em risco de serem submetidas à prática anualmente.

por Susana Pereira
  Presidenta Executiva da ACEGIS

Links de Interesse:
http://www.un.org/en/events/femalegenitalmutilationday/index.shtml
http://ec.europa.eu/justice/gender-equality/gender-violence/eliminating-female-genital-mutilation/index_en.htm

 Documentos e Relatórios:

Manual – Boas Práticas no Combate à Mutilação Genital Feminina 

Female Genital MutilationGood practices in combating female genital mutilation 

(Download) 

 


FIM À MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA – Uma Estratégia para as Instituições da União Europeia
MGF_relatorioFim à Mutilação Genital Feminina 
(Download)

 

About Author

About ACEGIS

ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social

Comments are closed.

  • Jogo Educativo – Cidadania 4Kids!

  • UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER CIDADANIA!

    São jogos, quebra-cabeças, puzzles, sudokus e muito mais!

    100% Português. 100% Solidário.

    Ao COMPRAR está a APOIAR a Associação ACEGIS!

  • ECONOMIA SOCIAL EM DESTAQUE | ATUALIDADEInformação e atualidade no âmbito da Economia Social e Solidária

    Candidaturas Programa Cidadãos Ativ@s

    17 Julho, 2018
    Candidaturas para ONG | Programa Cidadãos Ativ@s O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Estão abertas as candidaturas para Organizações Não Governamentais que desenvolvam proje

    Abertura Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental

    11 Julho, 2018
    Abertura de Candidaturas para Financiamento de Projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental A Direção-Geral da Saúde abriu 6 concursos para financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Saúde Mental para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos. Candidaturas até 25 de julho de 2018. A Direção-Geral da Saúde (www.dgs.pt) […]
51 visitantes ligados agora
1 visitantes, 50 bots, 0 membros